Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
Comparação entre Estabilizadores

Varios testes foram feitos com embarcações idênticas, com estabilizadores giroscópicos e com estabilizadores de aletas, em zero-speed (ancoradas) e em velocidade de cruzeiro. 

O resultado é o natural, é o esperado, os Estabilizadores Giroscópicos são extremamente eficientes na estabilização de barcos ancorados ou em velocidade de deslocamento, abaixo de 6 ou 7 nós, enquanto que os Estabilizadores de Aletas são insuperáveis em velocidades mais altas. 

Pode-se entretanto utilizar estabilizadores giroscópicos para velocidade de cruzeiro, mas eles tem que ser corretamente dimensionados para tal, ou seja, terão que ter uma potencia em N-m-s bem mais elevada.
 
Da mesma maneira estabilizadores de aletas podem ser usados também na situação ancorada, mas as aletas tem que ser um pouco maiores. Assim embarcações maiores que 80 pés, com periodo de rolagem igual ou acima de 5 segundos podem ser estabilizados tanto ancorados como em cruzeiro,  com um unico sistema de aletas como o DSP5000 da Wesmar.

Como terceira opção, alguns estaleiros no exterior como a Azimut por exemplo, tem utilizado em algumas de suas embarcações os 2(dois) estabilizadores simultaneamente, um giroscopico relativamente pequeno e um de aletas também de tamanho reduzido, e com bastante sucesso.

Nas situações mais genéricas, os proprietários de embarcações vão para uma ilha ou praia e lá permanecem por períodos mais longos, ancorados, curtindo seu lazer, e nestes casos sugerimos instalar somente um estabilizador giroscópico. Por outro lado se o padrão de utilização da embarcação é de constante navegação e de cruzeiros mais longos, vamos sugerir um estabilizador de aletas.

Para cascos pequenos entre 30 e 46 pés temos um estabilizador giroscópico nacional pequeno e de custo adequado para o mercado nacional. Consultem-nos


Voltar


               São Paulo - SP - Brasil               
(11) 9 5455-0004 | excelnautica@excelnautica.com.br

  Nipotech Brasil Tecnologia